Year of Construction: 2019
Client: Rita Matias e Hugo Alves
Architecture and Interiors: Joana Marcelino Studio
Photos: Ivo Tavares Studio
Art Direction: Joana Marcelino
Trata-se da reabilitação e ampliação de um edifício devoluto no centro histórico de Leiria para habitação bifamiliar. A recuperação total da fachada existente assenta numa linguagem bastante comum da cidade de Leiria, com os vãos ás cores bordeaux e branco, envoltos por uma cantaria em pedra. A ampliação vertical que marca a nova fase na construção, é envolvida por um ripado em madeira á cor branca. O cruzamento de ambos os momentos arquitectónicos ditam a singularidade deste projeto.
De uma cobertura de duas águas, surge, no alçado tardoz, um envidraçado que acompanha a inclinação da cobertura, e que marca o interior do espaço com jogos de luz natural únicos transpondo a cidade para o interior da casa e dando a sensação de espaço exterior. Interiormente a arquitetura materializa a vivência desta familia, influenciando, de forma positiva, o dia-a-dia e os comportamentos da família.
A escada, no primeiro lanço, sólida em madeira de pinho conduz à área comum e familiar. A simplicidade deste espaço ganha forma com a leveza arquitectónica do segundo lanço da escada posicionada ao centro, diferenciando o espaço cozinha e sala. Contudo, a composição da escada, as guardas em ferro que a suspendem, consegue ao mesmo tempo unificar e marcar uma transparência entre ambos os espaços.
O piso superior, composto pelas áreas privadas (quartos), recebe-nos com uma zona de duplo pé direito, acompanhada do envidraçado que dobra na cobertura, transmitindo uma sensação espacial de verticalidade e projeção sobre a cidade. A mezanine, composta por uma zona de escritório e lazer, transmite uma profundidade visual conseguida pela estrutura em madeira à vista, que acompanha a cobertura e que contorna os vãos. Desta nascem duas clarabóias com vista privilegiada, directa sobre o castelo da cidade de Leiria.
A alma do espaço nasce da harmonia do projecto entre o existente, a reabilitação e a ampliação e uniformidade entre os materiais utilizados, conjugando-se as várias tonalidades e texturas. A materialização do espaço contribui para a atmosfera familiar, que afirma a calma na cidade, num ambiente extremamente arquitectónico cheio de luz.